Homenagem a Thais Matarazzo


Luiz Alexandre Kikuchi Negrão

Nascida em 30 de maio de 1982 em maternidade da Bela Vista, Thais Matarazzo Cantero, ou Thais Matarazzo na imprensa e na Literatura, foi notável jornalista, editora, poeta e escritora.
Graduou-se em Engenharia Elétrica e em Jornalismo, porém sua vocação foi a Poesia, a História, os livros, a leitura, a música, entre outras manifestações artísticas. A primeira obra, obteve ajuda do pai Gilberto Cantero e amigos, publicou e lançou. Com curso e o conhecimento obtido dessa experiência, em 19 de maio de 2015, fundou a Editora Matarazzo. Com amigas e outras pessoas que a ela se uniram surgiu o Coletivo São Paulo de Literatura, em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Porto, entre outros locais, promovendo saraus, lançamentos e concursos literários – todos para incentivar pessoas, em especial mulheres, a lerem, escreverem e publicarem suas obras.
Publicou diversos números da série “Vamos Falar de São Paulo?”, bem como a Coleção “Bairros Paulistanos”. Nessa coleção, além da Liberdade, Brás, Moóca, entre outros, a obra sobre a Bela Vista contou com artigos de Thiago de Menezes, Christian Silva Martins de Mello Sznick, Geraldo Nunes (do célebre programa do rádio “São Paulo de Todos os Tempos”), José Francisco Ferraz Luz (vulgo ‘Chico Luz’), Ygor Kassab, Mano Martins, Júlio Araújo, Ayrton Mugnaini Jr. e Cristina Costa, bem como o histórico sintético, curiosidades e as biografias da “Dama do Samba” Sinhá e da atriz Margarida Max. Em relação ao Bexiga, no final de 2022 promoveu atividades na Vila Itororó.
Na célebre expressão de Guimarães Rosa “ficou encantada” em 11 de janeiro de 2023 em hospital paulistano, legando inúmeras obras, exemplo de pessoa e medidas de empoderamento feminino na leitura e na Escrita Criativa.

Referências
Vamos falar da Bela Vista? São Paulo: Editora Matarazzo, 2016.

deixe um recado | voltar

Luiz Negrão

E-mail: luizalexandren@gmail.com

Pageviews desde agosto de 2020: 1820

Site desenvolvido pela Plataforma Online de Formação de Escritores