Não descansei meus dedinhos


Luiz Alexandre Kikuchi Negrão

Durante quase cinco décadas a História desde o Paleolítico ganhavam seus detalhes saborosos nas aulas ditadas e depois comentadas da Dona Alzira.
Eram palavras, linhas, folhas e cadernos (até a contracapa parda do caderno) registravam a passagem da História. Com as mãos extenuadas, a mestra dava a pausa e explicava o que se acabava de registrar. A pausa cessava com o "descansados os dedinhos" e as mãos dos escribas trabalhavam incessantemente. Finda a aula, mapas, resumos e revisões eram realizadas até com as deliciosas folhas mimeografadas pela professora.
Nas provas o papel almaço ganhava nome, série, data e perguntas ditadas e respostas. A maioria obtinha boas notas e passava de ano e concluía o colegial (atual ensino médio). Algumas pessoas até se graduavam e iam cursar História e até Arqueologia (para o desespero de pais que sonhavam com outro destino para a prole).
Dona Alzira inspirou muita gente. Aquelas mãos da 8ª série (9º ano na atual estrutura do ensino fundamental) não se cansaram. Ganham vida passagens históricas, além de poesias, crônicas, contos e outros textos.

deixe um recado | voltar

Luiz Negrão

E-mail: luizalexandren@gmail.com

Pageviews desde agosto de 2020: 1740

Site desenvolvido pela Plataforma Online de Formação de Escritores