Amor, segurança e respeito


Cris Netto

Hoje desejei para meu filho que ele sempre tivesse amor, segurança e respeito. Depois fiquei pensando porque esses três valores se destacaram entre tantos outros que eu poderia listar.

Amor é o elixir da longevidade. Sem ele não sobreviveríamos. Se tivéssemos que lidar com o egoísmo, o rancor, o preconceito, a dor, a perda, o vazio e não tivéssemos o reconforto da compaixão, da empatia, da solidariedade, do aconchego de um abraço e do deleite de um sorriso, por certo não teríamos muitos anos para contar.

A segurança engloba a saúde física e mental. A liberdade de ser e de fazer o que quiser, de ir e vir por onde for, sem medo, de procurar por seus direitos sem medo de ser banido ou incompreendido. Os limites oferecidos pelos pais, pela escola, pela sociedade. Tudo isso está no pacote da segurança. Seguro é quem pode ser livre, respeitando a liberdade e a segurança do outro.

Aí entra o respeito. Por si mesmo. Pelas nossas crenças, nossos desejos, nossas escolhas. Pelo outro. Pelas crenças dele, os desejos dele, as escolhas dele. Respeito é mais do que um valor. É um direito e um dever, de todos e para com todos.

Então, ao final dessa noite, ao desejar amor, segurança e respeito ao meu filho, estou, indiretamente, desejando um mundo melhor. Porque na medida em que ele for vivenciando e compartilhando o que recebe, estará contribuindo para que outras pessoas corram e procurem, de todas as formas, ajudar. Forma-se assim, a corrente do bem. Muito mais do que uma utopia, uma necessidade mundial.

deixe um recado | voltar

Cris Netto

E-mail: cristiane.snetto@gmail.com

Pageviews desde agosto de 2020: 3731

Site desenvolvido pela Plataforma Online de Formação de Escritores