Magia Perdida


Cris Netto

06 de Dezembro. Dia de São Nicolau. Personagem católico que deu origem à lenda do Papai Noel. Época em que os shoppings inovam, ano após ano, nas decorações para alegrar os clientes durante as compras. Contudo, em tempos pandêmicos, receio que os comerciantes tenham esquecido do básico: a magia contida na expectativa da chegada do Bom Velhinho.

Na lenda de São Nicolau, ele era o Bom Velhinho que trazia os presentes para as crianças que se comportavam bem durante o ano. Enquanto as outras, temiam uma criatura assustadora, o Krampus, algo parecido com o Lobo Mau.

Em 2020 e 2021 as balinhas e os pirulitos foram proibidos, chegar muito perto e apertar a mão, nem pensar. Os protocolos recomendam distanciamento social. Lamento que até o Noel tenha levado tão a sério a própria lenda, insistindo no discurso do bom comportamento e deixando um pouco de lado o encanto do momento, ignorando a esperança dos pequenos de encontrarem no ser fictício, a materialização dos seus desejos mais secretos.

Sobrevivemos ao corona vírus, às aulas virtuais, à interminável jornada do homeoffice, ao medo, ao egocentrismo, à própria morte. Fomos todos bom meninos e meninas, São Nicolau, tenha compaixão de nós e não deixe a magia do Natal se perder em mei aos cuidados, tão necessários. Só peço que não espere minha carta por email. A essa facilidade, não vou me render.

deixe um recado | voltar

Cris Netto

E-mail: cristiane.snetto@gmail.com

Pageviews desde agosto de 2020: 3653

Site desenvolvido pela Plataforma Online de Formação de Escritores