Realidade Virtual


Cris Netto

Há previsão de chuva para toda semana, informou a assistente virtual do Google.

Na reunião virtual de pais, a coordenadora informou que as matrículas serão no line.

No informativo recebido por email, a diretoria comunica que o amigo secreto desse ano será on line.

Sinal dos tempos ou final dos tempos?

Mais do que um jogo de palavras, uma triste realidade.

As pessoas se vêem cada vez menos. Há muita informação trocada na internet e cada vez menos interação entre humanos. Usamos máquinas, falamos com robôs, compramos por aplicativos. Se quisermos, podemos sobreviver sem falar com ninguém.
Há uma década, isso era enredo de filme de ficção científica. Hoje, graças ao corona vírus, é mais uma triste realidade.

Quando o fenômeno da globalização se consolidou, tínhamos uma previsão de que nossos netos viveriam numa realidade hiper conectada.

No entanto, o Covid iniciou essa festa muito antes. Os vovôs do amanhã viram-se diante de uma transformação digital, que levou dias para acontecer e não, uma anos, como esperávamos. Envelhecemos uma geração em dois anos.

Evoluímos digitalmente e regredimos socialmente, aumentando o abismo existente entre os que tem e os que não tem. Nos unimos à imensa massa de iletrados, porém, nossa deficiência agora é digital.

Não sei até onde iremos, mas acredito que em países em subdesenvolvimento como o Brasil, a tal da transformação digital abriu crateras ao invés de construir pontes.

O avanço tecnológico, quando a serviço da minoria, é um des- serviço. Não sou a favor de voltarmos a eras pre históricas. Meu voto é apenas para que estejamos presentes em nossas vidas, de corpo e alma e não dependentes da conexão de wi fi para sobrevivermos.

O fio que nos dá a vida ainda é o cordão umbilical e não os cabos de redes.

Meu apelo é que as gerações futuras sejam ainda humanas e não seres híbridos, metade pele e metade fibra ótica.

E para que isso aconteça, primeiro precisamos desligar os celulares e olharmos para o lado. Há muita vida do lado de fora ainda.

deixe um recado | voltar

Cris Netto

E-mail: cristiane.snetto@gmail.com

Pageviews desde agosto de 2020: 3687

Site desenvolvido pela Plataforma Online de Formação de Escritores