O que você vê quando assiste filmes


Cris Netto

Durante uma sessão de cineminha em casa, o que realmente estamos procurando? Entretenimento, entendimento sobre o mundo, ou lição de moral para crianças? Desde muito pequena eu sempre assisti televisão e li livros e não me lembro de ter pensado que determinado filme ou livro me passaria essa ou aquela lição.
Hoje tenho visto tanta resenha explicando desenhos animados e mensagens subliminares por trás de histórias clássicas, que chegam a me deprimir. Por que as pessoas acham que tudo tem que ter um motivo, uma explicação racional por trás? As histórias inventadas, assim como as reais, retratam uma fatia de uma realidade. O que não foi mostrado, cabe ao telespectador ou ao leitor interpretar. Hoje Youtubers e influencers, mastigam os filmes e as séries, espremem os livros até você perder todo o interesse pela história. Eu acho isso um crime. Hoje eu li um texto sobre o Ursinho Pooh, onde a pessoa traçava o perfil psicológico e os transtornos associados a cada um. O Ursinho Pooh e o Tigrão são hiperativos e o Christopher Robin tem traços de autista. É sério isso? O que muda na minha visão de mundo saber o que o autor pensou para cada personagem? No mundo fora das telas as pessoas já tem múltiplas personalidades e é tão complicado tentar entende-las. Agora, até sentada no sofá, vendo um desenho infantil, eu preciso realmente julgar ou analisar e questionar aquilo que me diverte?
O mundo está mudando, a diversidade está batendo na nossa porta, as minorias estão conseguindo espaço para gritar e não só falar. Acredito que somos inteligentes o suficiente para entendermos um bom filme. A interpretação e a imaginação fazem parte do intelecto. Deixemos nossas crianças e as crianças que habitam em nós criarmos nossos próprios mundos imaginários, sejam eles perfeitos ou imperfeitos.

deixe um recado | voltar

Cris Netto

E-mail: cristiane.snetto@gmail.com

Pageviews desde agosto de 2020: 3705

Site desenvolvido pela Plataforma Online de Formação de Escritores