De frente ou de costas?


Ana Helena Reis

Existem muitas crendices associadas à forma como nos posicionamos em algumas situações - de frente ou de costas. Por exemplo:
Ao sair de um cemitério, vire-se de frente para dentro e de um passo de costas em direção à rua, sempre com os olhos abertos.
Em um terreiro de Umbanda, saia de frente para o Congá, seguindo a regra de “não dar as costas ao que é sagrado”.
Quando se trata, porém, de coisas mais prosaicas e que, a princípio, não envolvem uma questão de sorte ou azar, a decisão de se colocar de frente ou de costas às vezes envolve uma questão de gênero. Sim, por incrível que possa parecer, a posição dentro do chuveiro, por exemplo, não é pautada pela crendice e sim por uma diferença de gênero.
De acordo com pesquisas feitas a respeito dos hábitos masculinos e femininos na hora do banho, homens normalmente se posicionam de frente para o chuveiro e mulheres se colocam de costas. Aí vem a pergunta de um milhão de duchas: por que motivo?
Fácil. Aline e Gustavo, dignos representantes de um casal heterossexual, podem responder sem nem se enxugar:
Numa tarde gostosa, depois de uma longa caminhada, cansados e suados correram para o chuveiro.
— Quem vai primeiro? Perguntou ela.
— Entramos juntos Lelê, mas sem uma previazinha, tá? temos que sair direto para o almoço que marcamos; já estamos atrasados.
— Topado Guga.
Gustavo temperou a água, Aline entrou e já surtou.
— Nossa! Amor, tá gelada demais! Tá certo que estamos com o corpo quente, mas aquece um pouco aí, assim não dá.
— Pô meu, aguenta um pouco, banho rapidinho.
Tremelicando, Aline se posicionou de costas para a ducha, ensaboou rapidinho o cabelo com aquele shampoo com os ativos da niacinamida, proteína hidrolisada de ervilha, ácido hialurônico etc. que economiza cada gota por conta do preço. Sentindo o efeito milagroso desse bálsamo, tomou coragem e jogou a cabeça para trás em direção à ducha para tirar a espuma.
Nesse instante Gustavo,1,9m de altura, de frente para a ducha, levantou os braços e ensaboou o sovaco vigorosamente; os flocos de espuma do seu sabonete de enxofre (usado para pele acneica), foram cobrindo o cabelo recém enxaguado e o rosto de Aline, ainda inclinado para trás. Se sentindo uma ilha flutuante de ovos nevados, Aline subiu o tom:
— Poxa cara, que inferno! Olha só o que você fez! Agora vou ter que passar de novo o shampoo! Olha o meu prejuízo! Presta atenção no seu tamanho e no meu! Não dava para ser menos espaçoso?
— Baby, não tenho culpa! Se você estivesse de frente para a ducha, como qualquer ser normal, o cabelo teria escapado dessa.
— Normal? É normal ficar tomando esse jato d’água nos olhos, direto? E aí, na hora que a gente tem que abaixar para lavar o pé, o cabelo vem todo na cara, embola de um tanto que quando a gente quando se levanta parece um Bobtail ensopado - sabe qual é esse cão, né? Não, essa coisa de tomar banho com a cara no jato é pra quem é careca como você.
— Agora está pegando pesado. Não é uma questão de careca ou cabeludo – não vejo nenhum homem tomando banho de costas para a ducha, isso não tem lógica!
— Tem muita lógica! tomar a ducha pelas costas e deixar para virar de frente só no final para lavar o rosto, dá mais prazer e é mais organizado.
— Acho que o os meus ovos nevados derreteram, vamos saindo? está na hora; me passa a toalha.
— Tá aí fora, pendurada. E vê se sai de costas pra não molhar o tapete.

deixe um recado | voltar

E-mail:

Pageviews desde agosto de 2020:

Site desenvolvido pela Plataforma Online de Formação de Escritores