Óbito


Ana Helena Reis

Acho que nunca tinha ouvido tantas referências a essa palavra como nesses dias tenebrosos da Pandemia do Coronavírus. Ao abrir um jornal, entrar em uma rede social ou assistir a um noticiário, logo me deparo com as notícias de quantas pessoas foram a óbito; ou os comunicados do tipo: infelizmente, fulano hoje, às 8h da manhã, foi a óbito.

Para mim, a expressão sempre foi - quantas pessoas morreram ou – infelizmente, às 8h da manhã sicrano faleceu. No máximo, me deparava com a palavra óbito nos atestados formais, necessários para poder enterrar um falecido. Mas parece que o vírus SARS-CoV-2 introduziu no nosso dicionário um novo modo de se referir à morte, pelo qual lembraremos por muitos anos.
Segundo o dicionário etimológico, óbito vem do verbo latino obire, que significa ir ( ire) na frente ( ob). Quem morre vai na nossa frente. Por isso falamos também, com um eufemismo, que cada um tem sua hora de partir.

Ocorre que a palavra Óbito soa diferente, talvez mais solene ou mais assustadora do que Morte ou Falecimento para designar a partida de uma pessoa. Para mim, remete às estatísticas que passamos a acompanhar diariamente e às falas dos infectologistas em entrevistas, sempre em tom solene.

Confesso que tenho saudades do tempo em que só se usava a palavra Morte, mesmo porque, do ponto de vista literário, ela permite rimas até melodiosas. Casa bem com consorte, forte, importe, palavras doces, musicais. Já Falecimento, talvez um termo ainda mais elegante, faz par com sentimento, lamento, ensinamento, palavras que compõem um conjunto caloroso para expressar uma partida ou passagem, como alguns preferem se referir.

Já Óbito não tem sonoridade, faz rima com palavras como decúbito, indébito, desábito e acaba com qualquer criação poética. Imaginem como ficariam as juras dos noivos em frente ao altar: “Até que o óbito nos separe” – isso já mataria o casamento no nascedouro!
Ou a frase romântica de Mário Quintana: “A amizade é um amor que nunca vai a óbito” –pareceria mais um palavrão.

Sinceramente, temos que levar esse termo a óbito rapidamente!

deixe um recado | voltar

E-mail:

Pageviews desde agosto de 2020:

Site desenvolvido pela Plataforma Online de Formação de Escritores