Desgarrados - Eda Nagayama


Ana Helena Reis

“Desgarrados” é um livro sobre a vida e seus conflitos, compostos por Eda Nagayama- 2015 a partir de uma estrutura narrativa muito peculiar que procuro utilizar para fazer este resumo da trama, como uma prévia do texto que vai encontrar.

Uma mulher casada. Um pastor. Uma criança natimorta. O ofício. A abstinência. O marido. Ovelhas perdidas. Pensamentos tortuosos.
Pecado.
Úmido. Desejo. Fumegante. Jamais. Vontade de Deus. Misturados. Inseparáveis. Maus presságios. Escorregar. Perder a fé.
Prazer.
Desatino. Deus testa. Infidelidade. Fruta indigesta. A sombra. O vizinho. A Secretária.
Morte.
A bíblia. O ofício. Ovelha desgarrada. . Entrar em igrejas. Não importa qual. A besta a ocupa-lo. O mal. Entre as cadeiras.
Fé.
Ele. A Bíblia. O pastor. Parte.
Adeus.

O livro é assim. Composto de frases entrecortadas, palavras separadas por pontos, que tecem uma trama de forma a criar tensão, suspense. São 120 páginas nessa estrutura, o que torna a leitura, apesar de instigante, um pouco cansativa.
A história se passa na periferia de São Paulo e é contada na forma de discurso indireto livre. Dois protagonistas são as figuras centrais do livro, sempre identificadas por seus papéis, nunca pelos nomes.
Um pastor que escolhe esse caminho não por fé e sim como uma saída para a opressão em que vivia. Uma mulher casada que, ao perder a filha recém nascida, passa a negar sua religião e se torna uma ovelha desgarrada à procura de um novo sentido para a vida.
Os dois se cruzam, se atraem, se afastam e suas vidas vão sendo relatadas em paralelo, entremeadas pelos pensamentos impuros que povoam suas mentes.
Perseguidos pelo presságio de que isso acabaria colocando em xeque sua fé e sua fidelidade a Deus e ao matrimônio, Desgarrados traze para a narrativa as inquietações que contrapõem os dois lados de um mesmo conflito.
Vale a pena a leitura, tanto pela forma literária escolhida pela autora, como pelos questionamentos que o texto provoca.

deixe um recado | voltar

E-mail:

Pageviews desde agosto de 2020:

Site desenvolvido pela Plataforma Online de Formação de Escritores