Uma carta para a menina que fui


Cris Netto

Minha Querida:

Hoje, no auge dos seus 17 anos, talvez você pense que o mundo vai acabar no final do ano, com a formatura do colégio. Então eu lhe antecipo uma verdade que agora pode estar tão encoberta como as manhãs de inverno. A diversão está apenas começando. Fique atenta para não perder esse trem, chamado Felicidade. Ele passa enquanto a vida acontece.
Em primeiro lugar, não tenha pressa de crescer. Os 18 anos chegarão como chegaram todos os outros até aqui. A maioridade é um marco inicial, não final. Cresça, sem perder a pureza da infância. Maturidade não é sinônimo de dureza. Cuide dos seus amigos. Cada um vai seguir um caminho diferente, mas vocês não precisam perder o contato. Em breve os telefones celulares poderão fazer chamadas de vídeo e a tecnologia ajudará a falarmos de graça com pessoas do outro lado do mundo. Por isso, assim que der, compre um celular para você.

Escolha bem a sua profissão. Enxergue todas as opções ao seu redor. Tente a UFRGS. Essa poderá ser uma experiência social gratificante para você. Não esmoreça na primeira reprovação. Vestibulares acontecem todos os anos e vão continuar acontecendo por muito tempo. Um tempo de ócio pode ser significativo para o seu futuro. Sua mãe vai entender. Busque a sua realização, não tente tapar lacunas de uma vida que não seja a sua.

Por falar em família, resolva logo a birra com seu pai. Ele não vai durar para sempre, e pode ser que você se arrependa do tempo que perderam. Aproveite o tempo com a família do seu pai. Seus tios e primos também são da sua família e você é muito mais importante para eles do que imagina. Todos têm defeitos, inclusive você. Entenda isso, perdoe a si e aos outros e tudo ficará bem.
More sozinha antes de se casar. Assim, cortar o cordão umbilical será mais fácil. Você conhecerá o prazer do sossego e da independência e provavelmente aprenderá a cozinhar. O que vai te ajudar bastante. Casa de mãe é colo para sempre. Não precisa morar junto para ter acesso a ela.

Não se case com o primeiro namorado, nem com o segundo ou terceiro. Para tudo na vida é preciso experimentar, comparar, errar e aprender. Não existe homem perfeito. Casamento para toda vida é muito mais questão de sorte do que de perfeição. Às vezes a mágica acontece na atração dos opostos. Por favor, tenha filhos! De preferência, perto dos 30. Aos 40, a paciência e a disposição não são mais as mesmas. Crianças são uma dádiva e representam a melhor parte de nós. Se começar cedo, poderá gerar mais filhos e um irmão é o melhor presente que os pais podem dar a uma criança.

Faça exercícios, qualquer exercício. Seus joelhos e seu colesterol agradecerão. Se você começar cedo a fazer exercícios, não precisará cortar o chocolate. Esqueça o refrigerante, é um prazer momentâneo, que não te trará nenhum outro benefício. Bolachas recheadas deverão ficar só na lembrança. Adultos saudáveis não precisam de bolachas.
Esses conselhos te ajudarão a encurtar o caminho, mas se hoje nada disso fizer sentido para você, tudo bem. Eu demorei 22 anos para compreender e assimilar tudo isso. Apenas acredite que a felicidade está no processo, não no resultado. Seja você, acredite em você e siga em frente, sempre.

deixe um recado | voltar

Cris Netto

E-mail: cristiane.snetto@gmail.com

Pageviews desde agosto de 2020: 3682

Site desenvolvido pela Plataforma Online de Formação de Escritores