Biografia

Zilá P. Mesquita é geógrafa, tem especialização em planejamento da educação, é mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS, doutora em Geografia Humana pela USP, tendo feito um doutorado sanduíche no Institut de Géographie da Sorbonne, em Paris. Foi professora, orientadora e pesquisadora na UFRGS, tendo trabalhado no Departamento de Geografia do Instituto de Geociências e na Escola de Administração. Com seu orientando, professor Marcio Bauer da FURG, foram vencedores  do Prêmio Nacional Fernando Claudio Prestes Motta da ANPAD – Associação Nacional de Pós Graduação em Administração.

Trabalhou como técnica em planejamento na Secretaria de Coordenação e Planejamento do RS e na Fundação de Economia e Estatística do RS. Nesta última foi gerente na Gerência de Projetos.

Atuou também como professora, em universidades como a de Lageado e a UNISC de Santa Cruz do Sul. Nessa foi uma das fundadoras do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional. Foi  professora visitante no Programa de Pós Graduação em Geografia da UFPE – Universidade Federal de Pernambuco.

Concluiu o Curso de Especialização em Psicologia Transpessoal da ALUBRAT -Associação Luso-Brasileira de Transpessoal com o trabalho Contos de fadas: histórias contadas, vivenciadas e recontadas.

Concorreu ao Prêmio Habitasul Correio do Povo Revelação Literária 82, tendo ganho na categoria destaque a participação nesta Coletânea com a história “O macaquinho que saltou do livro”.

Participou da coletânea infantil em e-book “O rei que comia letras e outras histórias” com a história: Barriga na terra, ideia no ar, organizada pela escritora Jacira Fagundes.

Foi integrante da Confraria Reinações de leitura e debates de livros infanto-juvenis. Participou, como integrante da mesma

 Escreveu a trilogia , não editada, “Conta, Piloto, conta” composta de três histórias: “A chuvância”, “A Luninária” e “Lua sacolenta”, das quais a primeira já foi ilustrada constando de onze ilustrações das quais duas participaram de exposição na Galeria Hipotética..

 Tem outras histórias infantis não publicadas. Participou também de duas coletâneas: “Presença AGEI 2008” – da Associação Gaúcha de Escritores Independentes – AGEI e da coletânea “Literatura e cinema” com  “Malévola – outra visão de um conto de fadas”.

Ofereceu uma oficina a contadores de histórias na Biblioteca Josué Guimarães.

Coautora do romance “Apolinário e Esmê – Luz e sombra no paralelo trinta.

Cursou desenho e iniciação à aquarela no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre.

Participou com trabalhos das seguintes exposições:

- Exposição 100 anos de Lupicínio Rodrigues, com 03 trabalhos,  formato arte postal  no Atelier Livre - Prefeitura de Porto Alegre, em 2014.

- Exposição Mitos e Lendas em Maldonado, Uruguai, com aquarela sobre a Lenda do Umbu em agosto de 2016.

- Exposição Mitos e Lendas, Perú, com aquarela sobre a lenda O Lunar de Sepé, 2016.

- Um desses trabalhos participou de exposição em Piriápolis, Uruguai, inaugurada em agosto de 2017.

Gosta de contos, romances, ensaios  e poesia.  Nesse gênero  adora o poeta fluminense Geir Campos – autor de “Cantigas de acordar mulher”, “Cantar de amigo ao outro homem da mulher amada”, entre outros.  Mario Quintana, Vinicius de Moraes e  a poetisa Elisa Lucinda também são degustados quando há fome de poesia.

É uma geminiana com múltiplos interesses, às  vezes dispersivos que levam à indisciplina. Isso atrapalha um pouco e atrai raios imprevistos.

Zilá P. Mesquita

E-mail: zilamesquita@yahoo.com.br

Pageviews desde agosto de 2020: 903

Site desenvolvido pela Plataforma Online de Formação de Escritores